Pasta de dente: COM ou SEM flúor?

Pasta de dente: COM ou SEM flúor?


“Existe uma pasta de dente indicada para os primeiros dentes? Ela seria COM ou SEM flúor? Devo me preocupar com a quantidade na escova? No uso diário, quantas vezes tenho que escovar?”

Antes, consulte um Odontopediatra!

Ao passo que os pequenos têm de iniciar a escovação bucal com flúor por conta do nascimento dos dentinhos, surgem diversas peguntas na cabeça das mamães sobre a forma como proceder. Portanto, afirmo que o correto é fazer uma consulta presencial com um Odontopediatra, ao passo que ele analisará particularmente cada caso, e assim determinará a melhor forma de tratamento, baseado na anamnese (histórico) e na realidade/rotina da família, para o tratamento desde a erupção (nascimento) dos dentes decíduos (de leite).

Sobre o uso do flúor

Nesse sentido, preparei esse post embasada em comprovações científicas e nas diretrizes de saúde das principais associações que regem a saúde infantil. Assim, a finalidade desse post é de esclarecer de uma forma ampla e correta, que o uso de pasta de dente COM flúor é a melhor alternativa para limpeza e higiene bucal a partir do primeiro dente descíduo, mesmo que a criança engula ou não a pasta, assim como independente da sua idade, contanto que sejam seguidas as orientações de quantidade.


E quais as quantidades relacionadas a cada idade?

Para pequeninos de até 2 anos, a quantidade de pasta com flúor é o equivalente a “meio grão de arroz cru” duas vezes ao dia.  Semelhantemente, dos 2 até os 4 anos de idade, porém, a quantidade deve ser de“um grão de arroz cru” também duas vezes ao dia. Já acima de 4 anos, do tamanho de “uma ervilha brasileira”, pelo menos nas três escovações básicas.

Tem alguma especificação da pasta que podemos nos orientar para a compra?

A quantidade de flúor na pasta é medida em “ppm”, ou seja, em “partes por milhão. Com isso, busque a informação na escrita das embalagens em que a concentração de flúor seja a partir de 1.000 ppm.

Também há cuidados a serem tomados com a pasta de dente com flúor.

A pasta de dente com flúor deve sempre ser utilizada na escovação com a supervisão de um adulto! Pois esta deve ser encarada como um medicamento. Sendo assim, nunca deixe a criança sozinha nestes momentos!

A pasta de dente quando usada na PRESCRIÇÃO CORRETA e de maneira consciente, não é tóxica e traz benefícios!

Leave a Reply