Perguntas Frequentes

Recebo muitas perguntas sobre algumas dúvidas acerca de práticas em relação a higiene e saúde bucal dos seus pequenos. Na maioria dos casos, são mamães de primeira viagem que ainda estão se acostumando com essa nova fase da vida.

Então resolvi fazer aqui um FAQ (ou “Perguntas Frequentes”), de modo que facilite a agilize na resposta dessas dúvidas.
Vamos lá?

1Tia Sheilla, os dentinhos do meu bebê doem quando nascem?

O que acontece nesses casos é uma inflamaçãozinha natural na gengiva dos bebês, mas que não prejudica em nada sua saúde bucal. Sobretudo coceiras, vermelhidão e em alguns casos uma febre baixa são sintomas comuns nessa fase. Mas também saiba que muitos bebês nada sentem ou apresentam durante a erupção dos dentinhos.

2E em alguns casos que eles têm diarreia nessa fase, é normal?

Não é necessariamente por conta da erupção, mas sim porque o pequeno, nesta fase, costuma levar diversos objetos à boca. A fim de coçar o dentinho que está nascendo, ele morde brinquedos, comida ou que tiver pela frente, então pode adquirir bactérias, viroses e, por consequência, ter uma reação com diarreia.

3E depois que os dentinhos aparecem, eles devem ser escovados?

Certamente! A partir do primeiro dentinho que aparecer ele já deve ser escovado, pois já está vulnerável à colonização de bactérias que causam cárie, assim sendo, deve-se manter a escovação e o controle de ingestão de açúcar a fim de prevenir que as cáries façam a festa 😀 .

4Tia, e se meu pequeno não deixar eu escovar os dentes?

Mamãe, isso pode acontecer, pois seu pequeno não tem costume que mexam na boquinha dele, mas insista no procedimento que é de suma importância para a saúde bucal. Um bom momento para fazer essa higiene bucal é na hora do banho dele, uma vez que sempre é uma novidade e ele se distrai com mais facilidade.

5Percebi que ele está babando mais com o nascimento dos dentinhos. É normal?

Sim, é perfeitamente normal, uma vez que os dentinhos estão nascendo, por consequência também estão em processo de maturação as glândulas salivares, ao mesmo tempo que se fazem presentes também para proteger os dentinhos da nova fase de alimentação que está por vir.

6Tem alguma idade para que eles consigam escovar os dentes sozinhos?

Não tem uma idade exata, contudo vai depender das habilidades dele e o acompanhamento dos pais a fim de ensiná-los, mas a partir dos 8 anos de idade, eles conquistam uma independência maior em relação a essas atividades, ao mesmo tempo que é importante os papais manterem uma fiscalização frequente da higiene bucal dos pequenos.

7Sempre me falam que antibióticos prejudicam os dentinhos, é verdade isso, Tia Sheilla?

Já foi verdade, uma vez que antigamente era muito utilizada a Tetraciclina, um antibiótico que, sobretudo manchava os dentinhos permanentes que estavam ainda em formação, porém ela foi descartada do uso em crianças há um bom tempo e, sendo assim, não devemos mais nos preocupar com ela. Em contrapartida, os medicamentos infantis são muito utilizados em forma de xaropes e soluções açucaradas, e por consequência acende-se o alerta para a prevenção de cáries com a escovação adequada após a ingestão dos remedinhos.

8Quais fatores e hábitos dos pequenos podem influenciar no posicionamento dos dentes?

Nossa, são muitos os fatores que podem fazer com que os dentinhos do seu pequenino fiquem tortos, mas no topo da lista estão chupetas, mamadeiras, a própria genética, respiração bucal e o ato de chupar o dedinho também influenciam nisso. Mais importante e necessário é controlar esses hábitos e saber a hora certa de combatê-los, mesmo que digam que seja maldade, mas vocês devem ficar atentos à saúde futura do seu filhinho. 🙂

Não encontrou a resposta? Me mande uma mensagem!

""
1
Nome
Telefone
Mensagem
0 /
Previous
Next